quarta-feira, 21 de julho de 2021

A IGREJA PAROU? A IGREJA PODE PARAR?

 

A resposta é, não! A igreja nem parou e nem pode parar!

A Igreja não é um prédio, a Igreja é um organismo vivo!

Sendo um organismo vivo, ela é dinâmica e atuante.

Um dos símbolos mais antigo do cristianismo é o peixe, que em grego é “ichthus” e a raiz desta palavra traz o sentido de “reprodução”, “crescimento” e “mover rapidamente”. A igreja se move e se reproduz com crescimento substancial e tudo isso muito rapidamente, por isso em:

At. 1:15 fala de 120 irmãos

At. 2:41 fala de 3000 crentes.

At. 4:4 já fala de 5000 crentes

At. 5:14 já não há número, agora são multidão!

A igreja sendo um organismo vivo, ela não para, ela prossegue atuante, mesmo tendo as portas dos templos fechados, ela se movimenta, para todos os lados, ora visto o que está acontecendo nas redes sociais, e isso tudo para a gloria de Deus!

A Igreja não para!

A Igreja não para porque ela é universal, apesar de se reunir em igrejas local.

A porta da igreja local se fecha, seja quando termina o culto, seja como no caso atual, por ordens judiciais.

A porta da Igreja universal jamais se fecha, esta porta é Cristo! “Eu sou a porta, quem entrar por mim salvar-se-á” (Jo.10:9).

A Igreja enfrentou perseguições em todas as eras, de diversas maneiras e em diversos graus, todavia a mais de 2 mil anos, ela continua atuante e dinâmica, 24 horas por dia, todos os dias, nos quatro cantos da terra, tem alguém falando de Cristo, adorando a Cristo, orando a Cristo.

A Igreja não para!

A igreja não para porque ela é necessária!

Ela é necessária, não para que Deus seja forte ou poderoso como no panteão grego, cujos deuses que habitam o monte Olimpo precisam serem adorados para que sejam fortes e poderosos, não! A igreja é necessária para que o poder, amor, misericórdia de Deus seja conhecidas de todos os moradores da terra.

A igreja não para e nem se cala! Seja no templo, em casa, nas redes socias, televisão ou rádio, a igreja fala do amor de Deus, e se ela calar, certamente as pedras clamarão (Lc. 19:40)

A igreja não para!

A igreja não para, porque é à medida que ela caminha, que ela é fortalecida! Lemos na bíblia, “enquanto vão indo, a força deles vai aumentando” (Sl. 84:7), a igreja é renovada enquanto caminha, é por isso que o Senhor disse que “ninguém que põe a mão no arado e olha para trás é apto para o Reino de Deus" (Lc.9:62), e Paulo diz que “esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fp. 3:13,14), e ainda “tudo posso naquele que me fortalece”(Fp. 4:13).

A igreja não para!

A Igreja não para, porque ela está “calçados os pés na preparação do evangelho da paz” (Ef.6:15). Ela caminha por estradas, caminhos, cidades ou aldeias, com os pés protegidos em cumprimento ao ide de Cristo que diz “ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc.16:15), de modo que “formosos são os pés dos que pregam o evangelho de paz, dos que trazem boas notícias de boas coisas” (Rm. 10:15 KJFiel).

A igreja prega

A igreja não para!

A igreja não para porque ela recebeu ordem para celebrar a Cristo até a sua vinda. Olha o que Paulo diz: “Façam, pois, isso [a ceia do Senhor] até que ele volte” (1Cor. 11:26 OL)

Os verbos relacionados a igreja, por exemplo: pregar, orar, jejuar, reunir, servir, combater etc., está no imperativo, é ordem de Cristo, e a igreja obedece a Cristo, por isso ela não para!

A igreja não para!

A igreja não para, porque o seu Cristo não para!

Em seu ministério terreno ele disse: “meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho” (Jo. 5:17), e uma vez que que ascendeu ao céu, e assentou a “direita de Deus, e também intercede por nós” (Rm. 8:34). Diz ainda João que Ele está advogando em nosso favor (1Jo. 2:1), que Ele passeia no meio da igreja (Ap. 1:13), e ainda Marcos diz que o Senhor está trabalhando com sua igreja confirmando as palavras de seus servos com sinais (Mc. 16:20 KJFiel).

Se o Senhor está atuante, a sua igreja também está, ela não para!

A Igreja não para!

A igreja não para, porque não é aqui o descanso dela!

Paulo disse que “a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo” (Fp. 3:20), Pedro diz que “somos estrangeiros de passagem por este mundo” (1Pd. 2:11 NTLH), e o profeta Miqueias diz “levantai-vos e andai, porque não será aqui o vosso descanso” (Mq.2:10)

De modo que a igreja não para, porque está sempre olhando para frente! Sempre olhando para o futuro!

Somos incentivados para que “corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta [sempre] olhando para Jesus” (Hb. 12:1,2).

A igreja não para, ela caminha “seguindo as pisadas” do Mestre (1Pd. 2:21).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário