domingo, 4 de dezembro de 2011

O COXO, PEDRO E JOÃO.



   O texto de Atos 3. 1-11 nos narra a cura de um coxo de nascença que ficava à porta do templo chamada Formosa, pedindo esmolas aos adoradores que por ali passavam. Este coxo era conhecido pelas redondezas do templo, visto que ele já tinha mais de quarenta anos (At. 4.22) e precisava da ajuda de seus semelhantes para sobreviver. Lendo este texto o Espirito Santo me fez ver quatro diferenças entre aqueles que tiveram um encontro com Cristo e aqueles que ainda não se encontraram com Ele. Quero compartilhar com você o que o Espirito Santo tem me falado.
Primeira diferença:
   A Bíblia diz que ‘Pedro e João subiam ao templo’ (3.1) enquanto o coxo ‘era levado ao templo’ (3.2). Esta é a primeira diferença, os que encontraram com Cristo não precisam que alguém os leve ao templo, eles tem o prazer de ir à casa de Deus ‘Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor’ (Sl. 122.1), para estes os ‘bem aventurados [são] os que habitam em tua casa’(Sl. 84.4). Eu pergunto: Você esta indo ou esta sendo levado a Casa de Deus?
Segunda diferença:
   A segunda diferença é que o coxo ficava à porta (3.2b), ele não entrava no templo, Pedro e João entravam no templo (3.3). Aqueles que não tiveram um encontro com Jesus vão à igreja mais não entra no templo, ficam do lado de fora, pois não tem intimidade com o dono da casa. Mais os que encontraram com Cristo vão ao templo e entram, pois tem intimidade com o dono da casa, que é Deus. Somente aqueles que entram na casa de Deus é que conhecem tudo o que Deus tem para seus filhos, eles conhecem as promessas de Deus para suas vidas, por isso não precisam pedir esmolas, pois conhecem as riquezas do Pai celestial!
Terceira diferença:
   O coxo ia ao templo ‘para pedir esmola aos que entravam’ (3.2c), Pedro e João iam ao templo para oferecer a Deus adoração, eles iam orar ao Todo Poderoso (3.1). Os que não tiveram um encontro com Jesus querem usar o templo para proveito próprio, conseguir uma namorada, se faz de crentes para se eleger a um cargo publico, para desenvolverem seus projetos políticos, para conseguir alguma coisa para massagear seus egos. Mais os que tiveram um encontro com Cristo eles vão ao templo para ofertar a Deus. Ofertar suas vidas, ofertar seus bens, ofertar ações de graças, ofertar um espírito quebrantado, ofertar um coração contrito. Eles vão levar e não buscar, dar e não receber, adorar e não serem adorados, buscar o bem do próximo e não seu próprio bem. Os que vão para honrar a Deus voltam honrados, pois o Senhor disse: ‘aos que me honram honrarei’ (I Sm. 2.30).
   Eu te pergunto: Você esta indo ao templo para pedir ou para ofertar?
Quarta diferença:
   A quarta diferença entre os que encontraram com Cristo e os que ainda não tiveram um encontro com Ele, esta na maneira de andar. Pedro e João andavam de cabeça erguida enquanto o coxo andava de cabeça baixa (3.4).
   O coxo era pobre, Pedro e João também eram.
   O coxo sofria humilhação por causa da sua deficiência, Pedro e João sofriam humilhações por causa da fé em Cristo.
   O coxo não tinha ouro nem prata, Pedro e João também não tinham.
   O coxo sobrevivia das esmolas recebidas dos freqüentadores do templo, Pedro e João sobreviviam das ofertas recebidas da igreja.
   A diferença entre o coxo e Pedro e João estavam no interior. O coxo não tinha Jesus, Pedro e João tinham!
   Quem tem Jesus, anda de cabeça erguida, podem não ter dinheiro, riquezas, roupas boas, estatus, podem estar sofrendo, passando perseguição, enfrentando calunias, sofrendo humilhações, mas continuam andando de cabeça erguida, pois confiam no Deus que servem, confiam Naquele que os chamou, estão guardados pelo Todo Poderoso.
   Se você já teve um encontro real e verdadeiro com Jesus, levante sua cabeça, cante bem alto, adore o Deus Todo Poderoso, pois ele é a garantia de nossa vitoria.
   Agora, se você ainda não teve um encontro com Jesus, peça hoje para Ele entrar na sua vida, mudar a tua historia, mudar o teu animo, perdoar os teus pecados e te levantar, pois ‘ Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo’ (I Sm. 2.8). Aleluia!

Um comentário:

  1. ele nao entrava no templo porque nao podia ......era contra a lei mosaica nem coxo , nehum deficiente podia entrar ....poriso nao entrava.o unico que entrou foi o da mao mirrada deixarao ele entra para condenar jesus

    ResponderExcluir