domingo, 4 de dezembro de 2011

O COXO, PEDRO E JOÃO.



   O texto de Atos 3. 1-11 nos narra a cura de um coxo de nascença que ficava à porta do templo chamada Formosa, pedindo esmolas aos adoradores que por ali passavam. Este coxo era conhecido pelas redondezas do templo, visto que ele já tinha mais de quarenta anos (At. 4.22) e precisava da ajuda de seus semelhantes para sobreviver. Lendo este texto o Espirito Santo me fez ver quatro diferenças entre aqueles que tiveram um encontro com Cristo e aqueles que ainda não se encontraram com Ele. Quero compartilhar com você o que o Espirito Santo tem me falado.
Primeira diferença:
   A Bíblia diz que ‘Pedro e João subiam ao templo’ (3.1) enquanto o coxo ‘era levado ao templo’ (3.2). Esta é a primeira diferença, os que encontraram com Cristo não precisam que alguém os leve ao templo, eles tem o prazer de ir à casa de Deus ‘Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor’ (Sl. 122.1), para estes os ‘bem aventurados [são] os que habitam em tua casa’(Sl. 84.4). Eu pergunto: Você esta indo ou esta sendo levado a Casa de Deus?
Segunda diferença:
   A segunda diferença é que o coxo ficava à porta (3.2b), ele não entrava no templo, Pedro e João entravam no templo (3.3). Aqueles que não tiveram um encontro com Jesus vão à igreja mais não entra no templo, ficam do lado de fora, pois não tem intimidade com o dono da casa. Mais os que encontraram com Cristo vão ao templo e entram, pois tem intimidade com o dono da casa, que é Deus. Somente aqueles que entram na casa de Deus é que conhecem tudo o que Deus tem para seus filhos, eles conhecem as promessas de Deus para suas vidas, por isso não precisam pedir esmolas, pois conhecem as riquezas do Pai celestial!
Terceira diferença:
   O coxo ia ao templo ‘para pedir esmola aos que entravam’ (3.2c), Pedro e João iam ao templo para oferecer a Deus adoração, eles iam orar ao Todo Poderoso (3.1). Os que não tiveram um encontro com Jesus querem usar o templo para proveito próprio, conseguir uma namorada, se faz de crentes para se eleger a um cargo publico, para desenvolverem seus projetos políticos, para conseguir alguma coisa para massagear seus egos. Mais os que tiveram um encontro com Cristo eles vão ao templo para ofertar a Deus. Ofertar suas vidas, ofertar seus bens, ofertar ações de graças, ofertar um espírito quebrantado, ofertar um coração contrito. Eles vão levar e não buscar, dar e não receber, adorar e não serem adorados, buscar o bem do próximo e não seu próprio bem. Os que vão para honrar a Deus voltam honrados, pois o Senhor disse: ‘aos que me honram honrarei’ (I Sm. 2.30).
   Eu te pergunto: Você esta indo ao templo para pedir ou para ofertar?
Quarta diferença:
   A quarta diferença entre os que encontraram com Cristo e os que ainda não tiveram um encontro com Ele, esta na maneira de andar. Pedro e João andavam de cabeça erguida enquanto o coxo andava de cabeça baixa (3.4).
   O coxo era pobre, Pedro e João também eram.
   O coxo sofria humilhação por causa da sua deficiência, Pedro e João sofriam humilhações por causa da fé em Cristo.
   O coxo não tinha ouro nem prata, Pedro e João também não tinham.
   O coxo sobrevivia das esmolas recebidas dos freqüentadores do templo, Pedro e João sobreviviam das ofertas recebidas da igreja.
   A diferença entre o coxo e Pedro e João estavam no interior. O coxo não tinha Jesus, Pedro e João tinham!
   Quem tem Jesus, anda de cabeça erguida, podem não ter dinheiro, riquezas, roupas boas, status, podem estar sofrendo, passando perseguição, enfrentando calunias, sofrendo humilhações, mas continuam andando de cabeça erguida, pois confiam no Deus que servem, confiam Naquele que os chamou, estão guardados pelo Todo Poderoso.
   Se você já teve um encontro real e verdadeiro com Jesus, levante sua cabeça, cante bem alto, adore o Deus Todo Poderoso, pois ele é a garantia de nossa vitoria.
   Agora, se você ainda não teve um encontro com Jesus, peça hoje para Ele entrar na sua vida, mudar a tua historia, mudar o teu animo, perdoar os teus pecados e te levantar, pois ‘ Levanta o pobre do pó, e desde o monturo exalta o necessitado, para o fazer assentar entre os príncipes, para o fazer herdar o trono de glória; porque do SENHOR são os alicerces da terra, e assentou sobre eles o mundo’ (I Sm. 2.8). Aleluia!

19 comentários:

  1. ele nao entrava no templo porque nao podia ......era contra a lei mosaica nem coxo , nehum deficiente podia entrar ....poriso nao entrava.o unico que entrou foi o da mao mirrada deixarao ele entra para condenar jesus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Levítico 21:17-21 fala para a descendência de Arão...

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Está escrito em Mateus 21.14 " E foram ter com Jesus no templo, cegos e coxos, e curou-os"
      A recomendação do coxo não entrar que foi comentada em um comentário,não se aplica aqui nessa passagem bíblica de Atos, tendo em vista que em Lv 21.17-21, a proibição era não ser coxo quando oferecer sacrifícios na função de sacerdote, restrito a descendência de Arão.
      Deus abençoe!

      Excluir
    4. Jesus veio para quebrar dogmas da lei.Por isso.Deus vos abençoe.

      Excluir
  2. Muita lindo o q pedra e joao fez atravez de Jesus cristo nosso salvador

    ResponderExcluir
  3. Muita lindo o q pedra e joao fez atravez de Jesus cristo nosso salvador

    ResponderExcluir
  4. Nós éramos como o COXO antes de Conhecer a Jesus. Jesus nos estendeu à mão quando nos foi colocado de pé e nós começamos a caminhar e a segui´-lo. A Salvação é um Ato (Ficar de pé) e um processo ( Caminhar) no Corpo no templo que é o corpo de Cristo. A Vida está no Sangue de Cristo que morreu por nós e ressuscitou ao terceiro dia. o Corpo está vivo( Igreja templo) porque a sua cabeça está viva ressuscitada.( Jesus). A salvação é de Graça para nós paga por Jesus um alto preço. Não merecíamos mas Ele nos ofereceu o Seu Sangue que é vida para os que estávamos mortos ( todos nós).

    ResponderExcluir
  5. Boa palavra esta, respeito a opinião de todos, afinal não sou dono da razão, mas vejo neste texto que esse moço via o templo única e exclusivamente com fins lucrativos, pois era coxo e consequentemente pedinte, pois não tinha como trabalhar, até que as palavras de Pedro e João mudaram sua vida para sempre, e ao ser curado, adentrou pela primeira vez ,mas pulando, louvando e agradecendo a Deus !

    ResponderExcluir
  6. Na minha opinião , Nem sempre dinheiros, riquezas desse mundo faz você ser feliz, coxo com certeza, ganhava muito dinheiro, mas continuava coxo, paralítico, impossibilitado de andar, veja quantas pessoas hoje tem câncer e dinheiro dela não resolve. Mas coxo entendeu que ele teve a oportunidade de largar suas esmolas para ser curado e volta ter uma vida social normal. Sem Jesus nada podeis fazer... Leo

    ResponderExcluir
  7. Na minha opinião , Nem sempre dinheiros, riquezas desse mundo faz você ser feliz, coxo com certeza, ganhava muito dinheiro, mas continuava coxo, paralítico, impossibilitado de andar, veja quantas pessoas hoje tem câncer e dinheiro dela não resolve. Mas coxo entendeu que ele teve a oportunidade de largar suas esmolas para ser curado e volta ter uma vida social normal. Sem Jesus nada podeis fazer... Leo

    ResponderExcluir
  8. Sobre esse assunto eu preciso de algumas bíblicas alguém pode me ajudar Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  9. Existe 3 tipos de coxos 1
    1 o coxo de deficiência nasceu assim
    2 o coxo era eu e vc deus nos resgatou do chão do pecado do erro
    3 o coxo a pessoa que está na igreja mais na porta não quer compromisso
    o senhor já nos libertou e hoje somos livre e curados pelas feridas de jesus

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito do estudo de vcs!Com certeza me ajudou muito.
    Agora uma coisa é certa esmola é sempre esmola.Vc recebe hoje e amanhã vc volta a precisar mas se vc tem Jesus na sua vida não lhe falta mais nada.Ha poder no nome de Jesus!não somente para a cura da sua carne mas principalmente do seu interior.E quando Jesus nos transforma viramos intermédio Dele para transmitir a sua mensagem aqui na terra atravéz das nossas vidas em Santidade com Ele.E como é maravilhoso servir ao Senhor!!!

    ResponderExcluir
  11. O coxo estava, precisava de ajuda, esmola. sendo assim ele foi onde tinha muitas pessoas passando. Para aumentar suas possibilidades, foi onde estavas as pessoas religiosas, esperando que fossem mais piedosas. O fato de ele estar na porta, no momento que Pedro e João estava passando, não significa que ele NUNCA ENTRAVA NO TEMPLO PARA FAZER SUAS ORAÇOES. se ele recebeu o milagre, certamente tinha fé. "Sem fé é impossível agradar a Deus", hebreus 11:06.

    ResponderExcluir
  12. Ele pediu apenas una esmola,tão pouco,e recebeu tanto que nunca sonhou.Esse é o nosso DEUS.Infinito em misericórdia, Graça e poder.

    ResponderExcluir