domingo, 11 de dezembro de 2011

A VIDA CRISTÃ COMO ELA É.


   No inicio de minha fé, aos 15 anos, li um livro biográfico chamado IVAN – O soldado cristão que enfrentou o terror soviético, que narra a historia de um jovem que enfrentou atrocidades por não negar o nome de Jesus. No inicio de cada capitulo havia uma adágio popular da antiga União Soviética, e um, em particular ficou gravada em minha memória, dizia: “os santos não dormem em camas macias”.
   Sempre compreendi que ser cristão não é viver em um mar de rosas, mais é viver em meio às desilusões, provas, angustias, aflições, traições, dor, e tantas as coisas que ferem a carne, entristecem a alma e põe em prova o espírito.
   Aprendi deste o inicio da fé que “o discípulo não esta acima do seu mestre, nem o servo acima do seu senhor” (Mt. 10.24), então se perseguiram, maltrataram, zombaram, e mataram meu Mestre, eu devo estar preparado para enfrentar tais vitupérios também, e que nada “poderá separar-nos do amor de Deus, que esta em Cristo Jesus” (Rm. 8.39b).
   Infelizmente são muitos os cristãos, que pensão que a vida cristã é um oba-oba, e na primeira prova desiste da fé. Estes são retratados de modo simbólico pelo povo de Israel ao sair do Egito.
   Após quatrocentos anos, Israel foi liberto por Deus com mão forte. Ao atravessarem o Mar Vermelho, Israel viu o exercito de Faraó, destruídos pelo poder de Deus, diz a bíblia então que o povo dançou e cantou as maravilhas de Deus.
   Três dias após esta grande festa o povo de deparou com a ausência de água, até que chegaram a Mara. Imagine comigo a visão daquele povo ao ver o oasis de Mara, com aquela água refletido o brilho do sol, o verde das palmeiras, imaginaram “chegamos no céu”, e então vão com tudo para dar um mergulho naquelas águas e encher a boca para molhar a garganta seca, para aliviar os lábios ressecados, e então... a água é amarga! A alegria, os gritos de aleluia e a adoração de três dias atrás se transformaram em reclamações e murmurações, pois eles esperavam uma coisa e encontrou outra; se depararam com a realidade da vida peregrina.
   São muitos que vem para Cristo esperando que seus problemas acabem que suas dores passem que as portas se abram. Que olham para a vida cristã e a enxergam como um oasis, mas quando se deparam com a realidade, murmuram, reclamam e perdem a fé.
   A vida cristã terrena não é diferente da vida secular. Eles sofrem, nos também sofremos. Eles ficam enfermos, nos também. Ficam desempregados, nos idem. Eles têm problemas, nos também.
   A diferença esta em quem nos rege em quem reina sobre nos, o Todo Poderoso Deus criador dos céus e da terra. Diante das nossas aflições Ele diz “tem bom animo eu venci o mundo” (Jo. 16.33). Diante da nossa dor Ele diz “Sou o Deus que sara” (Ex. 15.26). Diante das nossas impossibilidades Ele diz “para mim não há impossível”(Gn. 18.14). Diante do amargo desta vida “suas palavras são mais doce que o mel” (Sl. 119.103).
   A vida cristã pode não ser o que você esperava, mais você só saberá o que ela realmente é se vive-la em toda a sua plenitude.
   Pense nisto!

Um comentário:

  1. Amei o comentário pastor Saulo.
    Faço minhas suas palavras...Jesus disse: " e eis que que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos ". Amém.Que Deus continue abençoando seu ministério e toda sua família...amém !

    ResponderExcluir