terça-feira, 21 de maio de 2024

A COMUNHÃO DO ESPÍRITO SANTO

 

A comunhão do Espírito Santo.


1. O Espírito Santo é uma pessoa.

Pronomes Pessoais. Talvez você já tenha notado o quanto a Bíblia concentra a atenção sobre o Espírito Santo nos capítulos 14 a 16 do Evangelho de João. É significativo que João tenha usado artigos pessoais para chamar a nossa atenção para a personalidade do Espírito Santo. Por exemplo o pronome pessoal gr. ekeinos (ele,ela) é usado em João 16.13, ele vos guiará, referindo-se ao Espírito Santo, reconhecendo assim a Sua personalidade. Esse é o mesmo pronome usado em relação a Jesus, em 1 João 2.6; 3.3,5,7 e 16.

 

2. Características pessoais atribuídas ao Espírito Santo.

 

(a) Inteligência, intelecto.

I Co 2.10,11 — Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus. Porque, qual dos homens sabe as cousas do homem, senão o seu próprio espírito que nele está? Assim também as cousas de Deus ninguém as conhece, senão o Espirito de Deus.

Rm 8.27 — E aquele que sonda os corações sabe qual é a mente do Espírito, porque segundo a vontade de Deus é que ele intercede pelos santos.

O Espírito Santo não é mero poder ou influência iluminadora, e, sim, uma Pessoa dotada de intelecto, que conhece as profundezas de Deus e no-las revela.

 

(b) Vontade.

1 Co 12.11 — Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas estas cousas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente.

Ora, aquilo que é impessoal não possui poder de decidir e escolher.

 

(c) Amor.

Rm 15.30 -— Rogo-vos, pois, irmãos, por nosso Senhor Jesus Cristo e também pelo amor do Espírito, que luteis juntamente comigo nas orações a Deus a meu favor.

“Devemos nossa salvação tão verdadeiramente ao amor do Espírito como ao amor do Pai e ao amor do Filho.” — Torrey.

 

(d) Bondade.

Ne 9.20 — E lhes concedeste o teu bom Espírito, para os ensinar; não lhes negaste para a boca o teu maná; e água lhes deste na sua sede.

 

(e) Tristeza.

Ef 4.30 — E não entristeçais o Espírito de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.

Ninguém pode entristecer a lei da gravidade, ou fazer com que se lamente o vento oriental. Portanto, a não ser que o Espírito Santo seja uma Pessoa, a exortação de Paulo, aqui, seria sem significado e supérflua.

 

3. Atos pessoais atribuídos ao Espírito Santo.

 

Através das Escrituras o Espírito Santo é representado como um agente pessoal, a realizar atos que só podem ser atribuídos a uma pessoa.

 

(a) Ele perscruta as profundezas de Deus

I Co 2.10 Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as cousas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.

 

(b) Ele fala.

Ap 2.7 — Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.

As Escrituras também mostram o Espírito a clamar (G1 4.6) e a dar testemunho (Jo 15.26).

 

(c) Ele intercede.

Rm 8.26 — Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira com gemidos inexprimíveis.

 

(d) Ele ensina.

Jo 14.26 — Mas o Consolador, o Espírito Santo, a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as cousas e vos fará lembrar de tudo o que vos tenho dito.

 

(e) Ele guia e conduz.

Rm 14 — Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.

 

(f) Ele chama homens e os comissiona.

At I 3.2 — E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me agora a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.

At 20.28 — Atendei por vós e por todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos, para pastoreardes a igreja de Deus, a qual ele comprou com o seu próprio sangue.

 

4. Qual o sentido de comunhão na Bíblia e sua relação entre nós e o Espírito Santo?

 

A palavra grega do Novo Testamento para comunhão é Koinonia, que significa: ter comunhão, confraternizar, compartilhar, parceria, intimidade, amizade.

 

a. Significa Ter comunhão: Sintonia de sentimentos, de modo de pensar, agir ou sentir; identificação.

Rm.8:16 – O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus

 

b. Significa confraternizar. Você simplesmente se confraterniza (mantém-se unido) com o Espírito Santo que habita dentro de você.

Sl.51:11,12 – Não me lances fora da tua presença e não retires de mim o teu Espírito Santo. Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário.

 

c. Significa compartilhar. Ter ambos o mesmo pensamento e sentimentos.

At.15:28 – Na verdade, pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:

 

 

d. Significa parceria. O Espírito Santo se torna seu parceiro.

Rm.8:26 – E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.

Jo.14:26 – Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito.

Jo.16:13 – Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.

 

e. Significa intimidade. Para experimentar um amor profundo em relação a Cristo, precisamos conhecê-Lo mediante o Espírito Santo que proporciona essa intimidade. Você não pode amar e conhecer a Deus sem o Espírito Santo.

1Cor.2:10-12 – Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus. Porque qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus. Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.

 

f. Significa amizade. O Espírito anseia ser seu amigo mais íntimo, alguém com que você possa expressar suas ideias, segredos e tudo o mais que quiser.

Jo.14:16,17 – E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco e estará em vós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário