quarta-feira, 6 de julho de 2011

APRENDENDO COM A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES. PARTE IV

QUINTA LIÇÃO: QUANDO NOS NÃO SABEMOS O QUE FAZER, JESUS SABE.
   Todos os quatros evangelhos dizem, que, a multidão que seguiu a Jesus era de quase cinco mil homens sem contar mulheres e crianças (Mt. 14.21; Mc. 6.44; Lc. 9.14; Jo. 6.10), que somados, poderiam chegar facilmente em total de aproximadamente dez mil pessoas.
   Fico imaginando o desespero dos discípulos, diante de tal numero de pessoas. Creio que foi devido o numero da multidão, que eles achavam melhor o Mestre despedi-los, para que fossem comprar cada um a sua própria comida. É que eles não sabiam o que fazer.
   Os discípulos já tinham visto o Mestre, curar, acalmar tempestade e até ressuscitar mortos, mais multiplicar pão, não. Eles estavam perdidos diante de tantas pessoas famintas.
   É João quem nos da uma visão detalhada de Cristo testando os seus discípulos, quando escreve: “Então Jesus erguendo os olhos e vendo que grande multidão vinha ter com ele disse a Felipe: Onde compraremos pães para lhes dar a comer? Mas dizia isto para o experimentar; porque ele bem sabia o que estava para fazer.” (Jo. 6. 5,6). Ao perguntar, Jesus só esta querendo ver qual seria resposta dada por Felipe, pois ele já sabia o que fazer.
   A momento em nossa vida, que ficamos como barata tonta, sem saber qual caminho seguir, as adversidades nos tira a visão, ficamos perdidos, não conseguimos ver uma luz no final do túnel. Ficamos como o rei Josafa quando cercado pelos “filhos de Moabe e os filhos de Amom, com alguns dos amonitas” (IICr. 20.1), orando disse “em nós não há força pra resistirmos a essa grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que fazer” (IICr. 20.13). Ou ainda como o povo de Israel, que vendo-se cercado pelas aguas e pelo exercito de Faraó, passaram a murmurar contra Deus (Ex. 14.10-12), de modo que as dificuldades parecem ser muito maiores do que na realidade são, mais nestes momentos temos que orar como Josafa “porém os nossos olhos estão posto em ti” (IICr. 20.13c), pois quando não sabemos o que e fazer, Deus já tem preparado um milagre para nossa vida. Para àquela multidão que havia seguido Jesus, o Senhor já tinha preparado “um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos” (Jo. 6.9), para a nação de Israel Deus tinha preparado uma estrada no meio do Mar Vermelho. Para minha vida e para a tua, certamente Deus já tem preparado um milagre, devemos estar “plenamente convicto de que Ele (é) poderoso para cumprir o que prometeu” (Rm. 4.21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário