Quem quiser
se salvar deve, antes de tudo, professar a fé católica, pois aquele que
não a professa, de maneira integral e
inviolável, perecera sem duvida por toda a eternidade.
A fé católica
consiste em adorar um só Deus em três Pessoas, e três Pessoas em Unidade, sem
confundir as Pessoas, nem dividir o Ser Divino.
Porque uma
só é a Pessoas do Pai; a outra, a do Filho, e outra, a do Espirito Santo.
Uma só é a
divindade do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo, que são iguais em gloria, e
em coeterna majestade.
Tal como o
Pai é, tal é o Filho, tal é o Espirito Santo: o Pai é incriado, o Filho é
incriado, o Espirito Santo é incriado; o Pai é infinito, o Filho é infinito, o
Espirito Santo é infinito; o Pai é eterno, o Filho é eterno, o Espirito Santo é
eterno, assim como não são três eternos, mas um só eterno, assim como não são
três incriados nem três infinitos, mas um incriado e um infinito.
Da mesma
maneira, o Pai é onipotente, o Filho é onipotente, o Espirito Santo é
onipotente, e contudo não são três onipotentes, mas um só onipotente.
Assim sendo,
o Pai é Deus, o Filho é Deus, o Espirito Santo é Deus e, contudo, não são três
deuses, mas um só Deus.
Do mesmo
modo, o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o Espirito Santo é Senhor, e contudo
não são três senhores, mas um só Senhor.
Porque,
assim como a verdade cristã nos manda confessar que cada uma das Pessoas é
igualmente Deus e Senhor, do mesmo modo a religião católica nos proíbe dizer
que são três deuses e senhores.
O pai não
foi feito, nem gerado, nem criado por ninguém; o Filho procede do Pai; não foi
feito nem criado, mais gerado; o Espirito Santo não foi feito, nem criado, nem
gerado, mas procede do Pai e do Filho.
Não há,
pois, senão um só Pai, e não três pais; um só Filho, e não três filhos; um só
Espirito Santo, e não três Espíritos Santos.
E nesta
Trindade não há nem mais antigo e nem menos antigo, nem maior nem menor, mas as
três pessoas são coeterna e iguais entre si.
De sorte
que, como dito, a unidade na Trindade deve ser adorada, e a Trindade na unidade
deve ser adorada.
Quem, pois,
quiser salvar-se deve pensar assim a respeito da Trindade.
Mas, para
alcançar a salvação eterna, é necessário ainda crer firmemente na encarnação de
Nosso Senhor Jesus Cristo.
A puresa da
nossa fé consiste, pois, em crer e confessar que Nosso Senhor Jesus Cristo,
Filho de Deus, é igualmente Deus e homem.
É Deus
gerado na substancia do Pai ao longo de toda a eternidade; é homem porque
nasceu, no mundo, da substancia de sua mãe;
Deus
perfeito e homem perfeito. Com alma racional e carne humana; igual ao Pai
segundo a divindade; menor que o Pai segundo a humanidade.
E embora
seja Deus e homem, contudo não são dois, mas um só Cristo; um, entretanto, não
porque a divindade se tenha feito carne, mas porque assumiu a humanidade em
Deus; absolutamente um, não por confusão de substancias, mas pela unidade da
pessoa única de Cristo.
Porque,
assim também Deus e homem são um só Cristo; que sofreu a morte por nossa salvação,
desceu ao Sheol, ressuscitou dos mortos, subiu aso céus e esta sentada à
direita do Pai, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos; e, quando
vier, todos os homens ressuscitarão com seus corpos para prestar conta de seus
atos, e os que tiverem praticado o bem irão para a vida eterna, e os maus para
o fogo eterno
Esta é a fé
católica e quem não a professar fiel e firmemente não poderá salvar-se.
OBS: fé catolica no texto é no sentido de fé universal.
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