terça-feira, 17 de agosto de 2021

OS SEGREDOS DO SUCESSO DE JESUS. Parte 2

   

2ª SEGREDO – SENSO DE PRIORIDADE, V.36-39.

Jesus tinha senso de prioridade, nada afastava ele de sua missão, nada o tirava do caminho que tinha que ser percorrido e que culminaria no seu sacrifício na cruz em favor do homem caído.

Nos versículos 36 a 39, vemos Jesus firme no objetivo de que todos ouçam sua mensagem, não apenas um grupo de pessoas. O grupo de pessoas que o buscavam do versículo 37, já o tinham ouvido ministrar, agora era chegado o momento de outros ouvirem “porque para isso vim” diz Jesus.

Em todo o tempo do seu ministério, Jesus foi tentado a sair do caminho proposto, a fim que sua missão fosse concluída, todavia, sabendo onde deveria chegar, ele não perdeu o senso de prioridade, e pode concluir com sucesso sua missão.

2.1 –  AS PRIORIDADES DE JESUS:

·        1ª. Deus: “Foi para um lugar deserto e orava”, v.35

·        2ª. Pregar o evangelho do reino, ao máximo de pessoas possível, v.38

·        3ª. Oferecer-se em sacrifício, “E percorria as cidades e as aldeias, ensinando, e caminhando pra Jerusalém” Lc.13:22

 

2.2 – AS TENTAÇÕES PARA TIRAR O FOCO DE JESUS DAS PRIORIDADES.

·        1ª. “todos te buscam” v.37

·        2ª. A necessidade física, “mande que estas pedras se tornem pães, Mt.4:3

·        3ª. A gloria terrena em detrimento a gloria divina, “e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles” Mt.4:8

·        4ª. O reino terreno em detrimento ao reino dos céus, “sabendo, pois, Jesus que haviam de arrebata-lo, para o fazerem rei” Jo.6:15

·        5ª. A vida de gozo terreno em detrimento ao sacrifício necessário, “...havia alguns gregos...dirigiram a Felipe... dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus” Jo.12:20,21

 

2.3 – O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE PRIORIDADES.

2.3.1 - “Remindo o tempo”, Ef.5:16 – A ideia é otimizar e aproveitar ao máximo o tempo, pois, aproveitar o tempo, é aproveitar as oportunidades que surgem. A pessoas que dizem que não tem tempo, quando na verdade, elas não fazem o bom uso do tempo. “Não dispomos de pouco tempo, mas desperdiçamos muito. A vida é longa o bastante e nos foi generosamente concedida para execução de ações as mais importantes, caso toda ela seja bem aplicada. Porém, quando se dilui no luxo e na preguiça, quando não é despendida em nada de bom, somente então, compelidos pela necessidade derradeira, aquela que não havíamos percebido passar, sentimos que já passou. É assim que acontece: não recebemos uma vida breve, mas a fazemos. ” (Sêneca, Sobre a brevidade da vida).

 

 

2.3.2 – “...esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo...” Fp.3:13-14 – Para alcançarmos o objetivo à frente devemos deixar o passado para trás. Alguém já disse que o para-brisa é muito maior que o retrovisor, pois nosso olhar deve estar focado à frente e não atrás.

 

2.3.3 – “Sendo assim, não corro como quem corre sem alvo e não luto como quem esmurra o ar.” ICr.9:26 – Devemos ter um alvo, saber onde queremos chegar! Já disseram, quem não sabe para onde vai, não chega a lugar nenhum. Correr por correr é tempo desperdiçado.

 

2.3.4 – “E todo aquele que luta de tudo se abstém...Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão” ICor.9:25,27. – Em buscar de nosso objetivo devemos estar preparados para sacrifícios. Não existem conquistas sem sacrifícios. O nosso grande exemplo é Cristo que foi tentado pelo inimigo a conquistar sem ter que se sacrificar, Mt.4:8,9.

 

2.3.5 – “Deixemos todo o embaraço” Hb.12:1 – Tudo que impede nossa caminhada em direção ao nosso objetivo deve ser deixado de lado. Paulo diz que “ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida” 2Tm.2:4

 

2.3.6 – “Tu, porém, vai até o fim.” Dn.12:13 – Só conquista o objetivo, aquele que chegar ao final. Na cruz Jesus bradou, “está consumado” Jo.19:30, se em algum momento Cristo tivesse desistido, não teríamos salvação, e o homem não seria reconciliado com Deus.

 

 

 

 

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário