sexta-feira, 19 de agosto de 2011

O MAIOR SERMÃO DO MUNDO


   Após publicar “Fogão à lenha ou microondas?” um amigo me mandou um email contando a historia de um mestre que chama seus discípulos para se reunirem no jardim para mais um dia de aula. Chegando ao jardim todos se assentam em circulo, e quando o mestre vai iniciar seu sermão um pássaro começa a cantar, todos em silencio ficam atentos ouvindo o pássaro. Quando o pássaro parou de cantar o mestre diz aos seus discípulos: “voltemos para casa, pois não tenho nada a acrescentar”.
   Paulo diz em Romanos 1.20 “Desde que Deus criou o mundo, as suas qualidades invisíveis, isto é, o seu poder eterno e a sua natureza divina, têm sido vistas claramente. Os seres humanos podem ver tudo isso nas coisas que Deus tem feito” e Davi diz em Salmos 19.1 “Os céus proclamam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras das suas mãos.”
   O dia a dia tem tirado de nós a riqueza das coisas simples da vida, o canto do pássaro a beleza das flores, as cores cintilantes das folhas, até mesmo o contato mais primitivo do ser humano com a natureza que é por os pés no chão ou pegar um punhado de terra e deixar escorrer entre os dedos.
   A conseqüência disto tem sido uma humanidade estressada, que brigam por causa de uma buzina, uma fechada inocente no transito. Todos andam como se estivessem fugindo, e estamos distanciando uns dos outros.
   Jesus não era assim! Ele era o observador da natureza, ele conhecia a morada dos animais, pois dizia “a raposa tem seu covil e os pássaros seu ninho” (Mt.8.20), em outra ocasião chamou nossa atenção dizendo “observai as aves do céu” (Mt.6.26) e outra vez “considerai como crescem os lírios do campo” (Mt.6.28) e dentro do conceito atual ele ‘perdeu’ tempo escrevendo no chão (Jo.8.8)
   Paulo diz que é por não observar a natureza e não reconhecer o poder de Deus que os homens tornaram se loucos (Rm.1.18-22).
   Porventura há sermão mais poderoso que o canto de um pássaro?
   O que são minhas palavras diante de tão sublime som?
   Observar a natureza é ouvir Deus, é sentir Deus, é reconhecer a dimensão de Seu poder.



2 comentários: