terça-feira, 11 de outubro de 2011

PASTORES E OUTROS: APRENDAM COM PAULO

   Em 2005, salvo engano, o Pr. Adeildo Costa esteve pregando em nosso setor de trabalho (setor de Metanopolis, Campinas SP) em um congresso de Missões. Na época lembro-me bem, ele pregou sobre o tema ‘enquanto Saul viver a estrela de Davi não vai brilhar’, mostrando a dura realidade de alguns que assim como Saul faz de tudo para que a estrela do outro não venha bilhar.
   Eu tive o prazer de conhecer o Pr. Adeildo Costa, quando ele pastoreava a congregação de Nova Esperança do setor de Metanopolis. Eu tive o privilégio de por alguns meses fazer teologia com ele, mais não posso dizer que desfrutei de sua amizade, não tive este prazer, porem conheço a sua historia enquanto esteve trabalhando em nosso setor, eu vi muitos que se levantaram contra vida dele, e ouvi muitas mentiras contra a sua vida.
    Sou testemunha dos lugares que lhe enviaram para pastorear a fim de obscurecer o seu ministério. Mas também sou testemunha, como muitos brasileiros e estrangeiros, do seu sucesso e prosperidade ministerial, e louvo a Deus que neste caso, Deus conservou com vida os "Saus", para verem a estrela do Pr. Adeildo brilhar.
   Escrevi no post anterior que estou em crise, e tenho trazido à memória coisas boas que podem me dar esperança, e trazendo à memória a historia do Pr. Adeildo Costa, lembrei-me da carta de Paulo aos colossenses, e louvei a Deus por Paulo não ter sido impregnado por um sentimento maligno que tem afetado muitos pastores e crentes nos dias de hoje: o sentimento de Saul.
Vejamos.
   É do conhecimento de todos que Paulo nunca esteve na cidade de Colosso, e que a igreja ali estabelecida foi fundada por Epafras. Ao escrever a carta Paulo deixa isto claro (Cl.1.7), e ao fazer isto, ele nos ensina, que não é somente a obra de Paulo que prospera, mais a obra de todos que servem a Deus. Ele não toma pra si a honra que pertence a outro, ele não é Saul que matou mil, mas quer a honra de Davi que matou dez mil.
   Ao escrever a carta a igreja de Colosso, Paulo o faz para ajudar Epafras a combater as heresias que tentava entrar no meio da igreja. Ao fazer isto o apóstolo nos mostra que ele se preocupava com o Reino de Deus, e este Reino não pertence a homens, e que todos são cooperadores de Deus. Ele torcia pela prosperidade da obra realizada por Epafras e não para sua desgraça.
   Por ultimo, ao escrever a carta aos colossenses, Paulo trás ao nosso conhecimento a existência de uma igreja prospera em Colosso. Não existe em nenhum outro livro a menção desta igreja, só por meio da carta de Paulo é que sabemos da sua existência.
   Quantos que fazem de tudo para sufocar, abafar e esconder o ministério dos outros, e quando começa a brilhar a estrela daqueles que eles consideram inimigos tentam obscurecer através da mentira e difamação. Não aprenderam com Paulo que quanto mais estrela brilhar mais o nome do Senhor será glorificado.
   Findo dizendo que creio, que apesar de todas as perseguições e calunia, “a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais, até ser dia perfeito” (Pv.4.18).
Aleluia!



Nenhum comentário:

Postar um comentário