quinta-feira, 23 de junho de 2011

APRENDENDO COM A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES. PARTE I

   Ao escrever sobre o ministério de Cristo, João o faz, a fim de combater as heresias agnósticas, para tanto ele relata sete milagres realizado por Jesus, sendo que cada um deles tem um objetivo de instrução. Podemo-nos ver isso quando ele usa o termo grego “semeion”, “Jesus, pois, operou também em presença de seus discípulos muitos outros sinais, que não  estãos escritos neste livro. Estes, porem, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo” (Jo. 20. 30,31). Este termo grego “semeion” que em nossas bíblias é traduzido por sinal significa: sinal com intuído pedagógico, sinal para instrução. Logo ao relatar os sete milagres, João tem em mente nos instruir, ensinar sobre a pessoa de Jesus.
   É interessante notar que, dos trinta e cinco milagres registrados nos Evangelhos, a multiplicação dos pães, e o único que encontramos nos quatros evangelhos, e é comparando os quatros textos que aprendemos a primeira lição.
PRIMEIRA LIÇÃO: MUITAS VEZES É DA VONTADE DE DEUS NOS LEVAR PARA O DESERTO.

   Mateus diz que “Jesus...retirou-se...para um lugar deserto” (14.13), Marcos fala que “Jesus disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto” (6.31), já Lucas que “tomando-os consigo, retirou-se para um lugar deserto” (9.10), e João apenas que “Jesus partiu para a outra banda do mar da Galiléia” (6.1), logo Jesus foi, convidou, e levou os discípulos a um lugar deserto. Mais nota que é um lugar deserto (adjetivo) e não o deserto (substantivo), mas  tanto o lugar deserto quanto o deserto é sinônimo de luta, angustias, tempo de provação, tempo de aprendizado e conhecimento de nós mesmos e de Deus, e muitas vezes o Senhor nos leva para o deserto para que nos sejamos moldados por Ele.
   A Biblia diz que “quando Faraó deixou ir o povo. Deus não os levou pelo caminho...que estava mais perto. Mais Deus fez rodear o povo pelo caminho do deserto” (Ex. 13.17,18). Pelo caminho mais perto que passava pela terra dos Filisteus, o povo de Israel levaria quinze dias para chegar à terra prometida, todavia pelo caminho do deserto levaram quarenta anos.
   Israel estivera quatrocentos anos cativo no Egito, quando o povo saiu debaixo do jugo de Faraó, estavam debilitados, cansados e não tinham experiências em guerra e nem conhecia o poder de Deus, se eles fossem pelo caminho dos Filisteus teriam que enfrentar guerras e então o povo de Senhor seriam derrotados, por isso Deus os leva para o deserto, para que eles tenham conhecimento da fragilidade humana e do poder daquele que os libertará do jugo.
  Muitas vezes nós não entendemos o porque estamos passando pelo deserto, e até ousamos murmurar contra Deus achando que Ele nos esqueceu, quando na realidade Ele esta nos preparando para obras grandes, para ministérios espetaculares. O ministério na vida de Jesus aqui na terra foi algo incomparável, mais antes “foi conduzido Jesus pelo Espirito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo” (Mt. 4.1). Quem tem o poder de levar o crente ao deserto é Deus, o Diabo não leva ninguém ao deserto, ele apenas tenta aqueles que lá estão. Mas aquele que nos levou não nos deixou sozinho, Ele esta conosco, pois deserto é apenas para peregrinar, terra prometida  é para habitar. Louvado seja o nome do Senhor.

SEGUNDA LIÇÃO: A PRESENÇA DE DEUS NA NOSSA VIDA NÃO SIGNIFICA AUSÊNSIA DE LUTA, MAIS A CERTEZA QUE IREMOS VENCER A LUTA.

   A multidão esta atenta ouvindo Jesus, todos eles haviam deixado suas casas para aprender a palavra de Deus que saia com tanta autoridade e poder da boca do mestre. O tempo foi passando e o povo teve fome, Mateus diz que os discípulos foram até Jesus dizendo “despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida pra si” (14.15). Lucas diz que os discípulos falaram “Despede a multidão, para que, indo aos lugares e aldeias em redor, se agasalhem, e achem que comer” (9.12), João diz que foi  “Jesus, levantando os olhos vendo que grande multidão vinha ter com ele, disse a Felipe: onde compraremos pão para estes comerem?” (6.5), mas é Marcos quem da a razão da preocupação de Jesus e dos discípulos, ele diz “despede-os, para que vão aos lugares e aldeias circunvizinhas, e comprem pão para si; porque não tem o que comer.” (6.36). Nota bem “NÃO TEM O QUE COMER”, mas espere um pouco, Jesus não estava no meio da multidão? Não estavam eles realizando a vontade do Pai? Como então pode faltar pão para comer?
   A Bíblia conta a historia de “uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Elizeu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor, e veio o credor, a levar-me os meus dois filhos para serem servos”(IIRs. 4.1). Segundo Flavio Josefo, o marido desta mulher é Obadias, e ele “temia muito ao Senhor, porque sucedeu que destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinquenta em cinquenta os escondeu, numa cova e os sustentou com pão e agua” (IRs. 18.3,4), antes de Obadias pagar a divida que adquiriu para sustentar os cem profetas, Deus o recolhe para o seio de Abraão, deixando sua família em maus lençóis. Agora pergunto, não estava ele fazendo a obra de Deus, porque então veio este mal sobre a sua família?
   É interessante também notar o texto bíblico sobre a família de Lázaro, “estava então enfermo um certo Lázaro...mandaram-lhe pois suas irmãs dizer: Senhor, eis que esta enfermo aquele a quem tu amas” (Jo. 11.1,3), ao ouvir esta mensagem Jesus manda um recado àquela família “esta enfermidade não é para a morte, mais para a gloria de Deus” (Jo. 11.4, ao receberem a resposta de Jesus, Marta e Maria se encheram de alegria e esperança confiantes que Lazaro não morreria. Agora pergunto: Lázaro morreu ou não morreu? Todos nos sabemos que ele morreu, e que Jesus só chegou em Betânia quatros dias após Lázaro estar sepultado.
    A presença de Cristo em nossa vida não significa ausência de luta, muito pelo contrario, Jesus disse “no mundo tereis aflição” (Jo.17.33), mais sim, que venceremos as lutas que sobre nos vierem. Não tinha pão no lugar deserto, mais Jesus operou milagre e toda àquela multidão se alimentou, a viúva que foi até Elizeu viu o milagre e ficou rica e Marta e Maria virão Lázaro sair da sepultura. Deus pode não te livrar de passar pelo fogo, mais tenha certeza que Ele te livrará no meio do fogo, Deus pode não te livrar das lutas, mas creio que Ele te dará vitória em meio às lutas que você passar! Gloria a Deus!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário