quarta-feira, 8 de junho de 2011

OFERTANDO O MELHOR PARA DEUS

Texto base: 2Sm. 24. 21-25.

21 E disse Araúna: Por que vem o rei meu SENHOR ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo.
22 Então disse Araúna a Davi: Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha.
23 Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O SENHOR teu Deus tome prazer em ti.
24 Porém o rei disse a Araúna: Não, mas por preço justo to comprarei, porque não oferecerei ao SENHOR meu Deus holocaustos que não me custem nada. Assim Davi comprou a eira e os bois por cinqüenta siclos de prata.
25 E edificou ali Davi ao SENHOR um altar, e ofereceu holocaustos, e ofertas pacíficas. Assim o SENHOR se aplacou para com a terra e cessou aquele castigo de sobre Israel.


O texto esta relatando como o terreno onde foi construído o templo<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]-->, foi adquirido. A bíblia diz que por causa da ira de Deus contra os israelitas, Davi foi incitado por Satanás, a numerar o povo:
1Sm. 24.1 - E A IRA do SENHOR se tornou a acender contra Israel; e incitou a Davi contra eles, dizendo: Vai, numera a Israel e a Judá.

1Cr. 21.1 - ENTÃO Satanás se levantou contra Israel, e incitou Davi a numerar a Israel.

Como explicar a aparente contradição?

No antigo testamento Satanás embora mau, é um anjo, um ministro, de Deus, um ser que só tem o poder que Deus lhe outorga. Assim Satanás é aqui apenas um ministro dos propósitos divinos. <!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]-->
A bíblia declara que mesmo Davi sendo alertado por Joabe, sobre o mal que ele estava por praticar, Davi não o ouviu pecando assim contra Deus, ao colocar a sua confiança em números de pessoas e não em Deus.
Quando terminou o recenseamento após dez meses, Davi então reconheceu o seu erro, confessando este a Deus. Então Deus enviou o profeta Gade a Davi lhe proponde três tipos de castigo:

Três anos de fome.
Três meses na mão dos seus adversários.
Três dias debaixo da espada do Senhor. Ofertando o melhor para Deus.

Davi escolheu estar debaixo da mão do Senhor, visto que Deus é misericordioso.
Então a peste mandada por Deus matou 70 mil homens, e quando o Senhor enviou um anjo para destruir a cidade, Deus teve misericórdia.
Então veio a palavra do Senhor através do profeta para Davi ir até a eira de Arauna, onde estava o anjo do Senhor em pé, e ali oferecer holocausto ao Senhor. 
Após oferecer sacrifícios a Deus, a ira do Senhor foi aplacada.

É neste contexto que encontramos a nobreza que estava no coração de Davi, em não oferecer algo ao Senhor que não tenha lhe custado nada. Davi nos ensina que para Deus tem que ser oferecido o melhor.
Baseando-me nestas palavras de Davi quero pensar sobre este tema:

Oferecendo o melhor para Deus.

Para começarmos atendamos para as palavras de Paulo em 1Cor. 3.10-14:

10 Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
11 Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
12 E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,
13 A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.
14 Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.

Entendemos por este texto, que podemos na obra de Deus, usar dois tipos de material:

Um valioso – ouro, prata e pedras preciosas.
Um sem valor – madeira, feno e palha.

Todavia o material sem valor, aquele que você encontra em qualquer lugar, não resistira ao fogo, pois para Deus não serve. Somente o material precioso é que resistira ao fogo, pois este para Deus tem valor.

Muitas vezes nos pregadores somos tentados a oferecer qualquer coisa a Deus, achamos que já somos bons o suficiente para não termos mais que orar ler a bíblia, nos esforçarmos no estudo da palavra, passamos então a usar mensagens dos outros, notas de rodapé de bíblia de estudo, esboços comprados, e pensamos ainda que estamos agradando a Deus. Não estou dizendo que é pecado usar esboço de outras pessoas, mais isto esta custando algo para nos? O que estamos oferecendo a Deus é resultado de nosso esforço diante de Deus?

Pensemos um pouco na proposta de Arauna: 2Sm. 24.20-23

20  E olhou Araúna, e viu que vinham para ele o rei e os seus servos; saiu, pois, Araúna e inclinou-se diante do rei com o rosto em terra.
21  E disse Araúna: Por que vem o rei meu SENHOR ao seu servo? E disse Davi: Para comprar de ti esta eira, a fim de edificar nela um altar ao SENHOR, para que este castigo cesse de sobre o povo.
22  Então disse Araúna a Davi: Tome, e ofereça o rei meu senhor o que bem parecer aos seus olhos; eis aí bois para o holocausto, e os trilhos, e o aparelho dos bois para a lenha.
23  Tudo isto deu Araúna ao rei; disse mais Araúna ao rei: O SENHOR teu Deus tome prazer em ti.

Se Davi tivesse aceitado a proposta de Arauna, o templo teria sido construído naquele lugar, onde um dia Abraão foi oferecer seu filho Isaque a Deus? Aquele terreno teria vindo para as mãos do povo de Israel? Não estaria ainda aquele terreno nas mãos de um jebuseu? O nome do Senhor teria sido glorificado naquele lugar?
Temos que entender que quando não pagamos o preço, para oferecer o melhor para Deus, estamos apenas cumprindo uma dispensação na nossa vida.

Atentamos para Abraão e o sacrifício exigido por Deus.

Abraão teve dois filhos:

Ismael com Agar.
Isaque com Sara.

Isaque era o filho da promessa, pelo qual Abraão tinha esperado vinte e cinco anos, todavia quando Deus provou Abraão, ele não pediu Ismael e sim Isaque, ou seja o melhor.
Agora pergunto: não eram os dois irmãos? Não eram filhos do mesmo pai?
Mas na hora da oferta o melhor foi oferecido.

Temos-nos duas alternativas: oferecer o melhor, o que nos custou sacrifício, ou o que não nos tem custado nada.

Prestemos atenção agora no livro de Malaquias 1. 6-14.
6  O filho honra o pai, e o servo o seu senhor; se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o meu temor? diz o SENHOR dos Exércitos a vós, ó sacerdotes, que desprezais o meu nome. E vós dizeis: Em que nós temos desprezado o teu nome?
7  Ofereceis sobre o meu altar pão imundo, e dizeis: Em que te havemos profanado? Nisto que dizeis: A mesa do SENHOR é desprezível.
 8  Porque, quando ofereceis animal cego para o sacrifício, isso não é mau? E quando ofereceis o coxo ou enfermo, isso não é mau? Ora apresenta-o ao teu governador; porventura terá ele agrado em ti? ou aceitará ele a tua pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
9  Agora, pois, eu suplico, peça a Deus, que ele seja misericordioso conosco; isto veio das vossas mãos; aceitará ele a vossa pessoa? diz o SENHOR dos Exércitos.
10  Quem há também entre vós que feche as portas por nada, e não acenda debalde o fogo do meu altar? Eu não tenho prazer em vós, diz o SENHOR dos Exércitos, nem aceitarei oferta da vossa mão.
11  Mas desde o nascente do sol até ao poente é grande entre os gentios o meu nome; e em todo o lugar se oferecerá ao meu nome incenso, e uma oferta pura; porque o meu nome é grande entre os gentios, diz o SENHOR dos Exércitos.
12  Mas vós o profanais, quando dizeis: A mesa do SENHOR é impura, e o seu produto, isto é, a sua comida é desprezível.
13  E dizeis ainda: Eis aqui, que canseira! E o lançastes ao desprezo, diz o SENHOR dos Exércitos; vós ofereceis o que foi roubado, e o coxo e o enfermo; assim trazeis a oferta. Aceitaria eu isso de vossa mão? diz o SENHOR.
14  Pois seja maldito o enganador que, tendo macho no seu rebanho, promete e oferece ao Senhor o que tem mácula; porque eu sou grande Rei, diz o SENHOR dos Exércitos, o meu nome é temível entre os gentios.

No tempo do profeta Malaquias, o povo de Israel estava tão afastado de Deus, que já não tinham obediência aos mandamentos do Senhor, e passaram a oferecer a Deus o que havia de pior:

Animal cego.
Animal coxo.
Animal enfermo.
Animal dilacerado
Animal com macula.

Em Dt. 15.21 diz:

Porém, havendo nele algum defeito, se for coxo, ou cego, ou tiver qualquer defeito, não o sacrificarás ao SENHOR teu Deus.

Todavia os adoradores estavam profanando o altar de Deus ao oferecer o que havia de pior no meio do rebanho.
Chegaram ao ponto de oferecer carniça a Deus!<!--[if !supportFootnotes]-->[3]<!--[endif]-->
Muitas vezes estamos querendo oferecer o resto de nossas vidas para Deus, lembremos o que diz Paulo em Romanos 12.1:

Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

O que dizer dos louvores que cantamos em nossas igrejas, trazida do mundo e oferecida para Deus dentro de nossos templos. Letras deturpadas, que contradizem a palavra de Deus, e trazem heresia no meio de nosso povo.

Para encerrar gostaria de lembrar de duas mulheres que ofereceram a Jesus o que tinham de maior valor:

Jo. 12.3

 Então Maria, tomando um arrátel de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus, e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento.

Mc. 12.41-44

41  E, estando Jesus assentado defronte da arca do tesouro, observava a maneira como a multidão lançava o dinheiro na arca do tesouro; e muitos ricos deitavam muito.
42  Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam meio centavo.
43  E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta pobre viúva deitou mais do que todos os que deitaram na arca do tesouro;
44  Porque todos ali deitaram do que lhes sobejava, mas esta, da sua pobreza, deitou tudo o que tinha, todo o seu sustento.

Que possamos oferecer a Deus o que temos de melhor para a gloria de seu Nome.














<!--[if !supportFootnotes]-->

<!--[endif]-->
<!--[if !supportFootnotes]-->[1]<!--[endif]-->   O templo de Salomão estava localizado na eira de Araúna, também chamada Omã (II Cr3:1). Essa eira ficava no Monte Moriá, o local onde Isaque quase foi sacrificado por Abraão (Gn22:2).
<!--[if !supportFootnotes]-->[2]<!--[endif]-->  O Novo Comentário da Bíblia – Edições Vida nova
<!--[if !supportFootnotes]-->[3]<!--[endif]--> Isaltino Gomes  em seu livro – Malaquias nosso contemporâneo diz: Esclareça-se que “roubado” não significa que eles estivessem roubando o animal de alguma outra pessoa. O hebraico traz “gâzûl”, que significa “dilacerado por fera” que provavelmente o roubara do rebanho. Era uma atitude extremamente imoral! O que estava sendo oferecido a Deus era carniça!

Nenhum comentário:

Postar um comentário