quarta-feira, 4 de abril de 2012

A GLORIA DO COMUM!


“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” João 1.14
   João ao escrever o Evangelho de Cristo, ele o faz a fim de mostrar que Jesus é o Filho de Deus, combatendo as heresias agnósticas do seu tempo. No texto em foco João diz que em Cristo foram vista a gloria de Deus. 

   Esta glória do filho Unigênito, foi vista, nas curas realizadas pelo Mestre, ao dar visão ao cego, ao ressuscitar os mortos, ao fazer paralítico andarem, mudo falar, ao limpar leprosos. Esta glória também foi vista nos seus ensinamentos que eram muito diferentes dos ensinamentos farisaicos, pois Jesus ensinava com autoridade e poder. A glória do Unigênito também foi vista no ato de acolhimento aos necessitados, aos desprezados, aos pobres, na preocupação do Deus encarnado com aqueles que eram reputados como escoria da sociedade.

   Se a glória do Unigênito do Pai foi vista em suas obras e ações, no seu corpo físico não tinha nada de especial, não tinha nenhuma gloria. A grande realidade é que na sua forma física não havia nada que chamasse a atenção das pessoas, pois tudo relacionado ao físico, ao material, em Cristo eram comuns!
   O seu nome era comum, sua família era comum, o lugar em que ele nasceu, a cidade em que ele cresceu, àquele que o precedeu, os discípulos que ele escolheu, tudo comum, nada de especial! Contudo a gloria do Pai foi vista no Filho!
   A gloria do comum!
   A verdade é que Deus não precisa nos revestir de coisas especiais para nos usar, pelo contrario Ele chama aqueles que não são para confundir os que são, as coisas loucas para confundir as sabias. Ele deposita seu tesouro em vasos de barro, ainda que em uma casa tenha vasos de ouro, prata e madeira.
   Ele chamou um homem de setenta e cinco anos casado com uma mulher de sessenta anos e estéril, para ser pai de uma grande nação!
   Ele escolheu um assassino e que à quarenta anos estava escondido no deserto, pesado de língua, para se apresentar diante de Faraó e libertar o povo de Israel do Egito!
   Escolheu um adolescente desprezado pelo pai e irmãos para ser ungido por Samuel como rei de Israel!
   Faltar-me-ia espaço para falar das escolhas contraditórias, paradoxais de Deus para revelar seu poder.
   São escolhas que nos garantem que independente de quem somos de onde nascemos de quem seja nossa família, Ele é poderoso para nós usar e fazer de nós instrumentos em suas mãos. Que Ele não olha a aparência mais olha e procura um coração quebrantado diante Dele!
   Você leitor, pode não ter nome, aparência, status, nível social, família tradicional, riqueza, beleza e tantas outras coisas que o mundo procura, mais se você tem comunhão com Ele, te prepara, pois em ti será vista a glória de Deus, a gloria do comum!

Nenhum comentário:

Postar um comentário