sexta-feira, 18 de fevereiro de 2022

MEDITAÇÃO EM ATOS 3.1-10.

 

V.1

Era costume de os judeus orarem três vezes ao dia, as 9hrs (hora terceira), as 12 hrs (hora sexta) e as 15 hrs (hora nona).

V.2

...era trazido um homem – ele tinha mais de 40 anos (4.22)

...punham na porta do templo, chamada Formosa – Esta porta ficava do lado oriental, entre o pátio dos gentios e o pátio das mulheres. Esta porta tinha 22 metros de altura por 18 metros de largura, era feita de bronze de Corinto e revestida de ouro e prata, precisava de 20 homens para abri-la e fecha-la.

...para pedir esmolas – dar esmolas era considerado um ato religioso e piedoso no judaísmo.

Ex. Sl.112: “¹Bem-aventura é aquele que teme ao Senhor...9ele dá generosamente aos pobres.

At.10. “¹Em Cesareia morava um homem chamado Cornélio...²era piedoso e temente a Deus...fazendo muitas esmolas...4E o anjo lhe disse: As suas orações e esmolas subiram para memória diante de Deus”.

V.3

...iam entrando no templo – Pedro e João iam entrar no templo enquanto o coxo ficaria na porta continuando a pedir esmolas.

...pediu que lhe dessem uma esmola – pediu o que ele achava que precisava, recurso financeiro.

V.4

...fitando os olhos nele – um olhar que reconhece a verdadeira necessidade do mendigo.

...olhe para nós – o mendigo estava com a cabeça inclinada para baixo, olhando para o chão, com as mãos abertas levantadas para cima esperando receber alguma coisa.

V.5

...olhou...esperando receber alguma coisa – o mendigo ficou esperando muito pouco, esperava receber algo muito inferior ao que Deus tinha preparado para ele naquele dia. “Quando Deus parece recusar-nos os objetos que desejamos, dá-nos outros objetos melhores que os desejados”.

V.6

...não tenho prata nem ouro – como administradores dos recursos da igreja, eles tinham grande soma de dinheiro (2:45), mas deles mesmos nada tinham.

...em nome de Jesus – Pedro deixa bem claro, que não é seu nome que cura (v.12) mas a fé no nome de Jesus que fez o coxo ser curado (v.16).

V.7

...logo os seus pés e artelhos se firmaram – cura instantânea.

V.8

...entrou com eles no templo – Depois de uma vida toda sentado na porta, sem entrar no templo, agora ele entra louvando a Deus.

V.9

...todo o povo viu – o ex coxo faz questão de glorificar a Deus de tal modo, que a multidão que ali estava viu aquele que antes rastejava pelo chão pedindo esmolas, agora andando e glorificando.

V.10

...ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecerá -  ninguém jamais esperava que um dia aquele homem andaria, daí o fato do espanto.

 

Porque pedimos coisas segundarias (esmolas), quando deveríamos pedir o que é necessário?

A cura do coxo se deu menos de um mês da morte e ressurreição de Jesus, e este acontecimento estava na mente de todos os habitantes de Jerusalém, assim também como o derramar do Espirito Santo e as mais de três mil almas que se converteram se tornou assunto de todos em Jerusalém, todos os milagres que Cristo havia operado estava sendo relatados na cidade, não tenho dúvidas que aquele coxo conhecia a Cristo e seus apóstolos, sabia de todos os relatos, e, se isso é verdade, e penso que sim, porque ele pediu esmola e não a cura?

1 – Porque a preocupação do coxo era com aqui e agora.

2 – Para o coxo, sua maior necessidade era financeira, quanto na verdade ele precisava de salvação para sua alma e cura para seu corpo. O dinheiro não lhe daria nem uma coisa e nem outra.

3 – O coxo preocupava com coisas segundarias porque se deixou ser um produto do meio – eu sou como os outros são, tenho que viver como eles vivem -.

4 – O coxo preocupava com coisas segundarias porque não acreditava que poderia alcançar o necessário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário