segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

NÃO PERTURBEM O VOSSO CORAÇÃO.


(Antes de você prosseguir com a leitura, quero que saiba, que este esboço foi escrito de modo que eu tivesse uma linha de raciocinio a seguir, logo aos teu olhos ele pode parecer incompleto, portanto convido voce a aprimorar dentro de sua necessidade.)

NÃO PERTURBEM O VOSSO CORAÇÃO.

Jo.14:1

Jesus diz esta palavra para seus discípulos quando estão no cenáculo participando da última pascoa.

Esta palavra não está sendo dita por alguém que está vivendo um momento de tranquilidade, mas sim por alguém que está em intensa aflição:

Jo.13:21 - Depois de dizer isso, Jesus se angustiou em espírito...

Toda a aflição de Cristo pode ser vista no relato do momento em que está no Getsamani:

Mt.26:37,38 - E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a sentir-se tomado de tristeza e de angústia. Então lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem comigo.

Mc.14:33,34 - E, levando consigo Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: — A minha alma está profundamente triste até a morte; fiquem aqui e vigiem.

O auge desta profunda aflição pode ser vista no relato de Lucas:

Lc.22:44 - E, estando em agonia, orava mais intensamente. E aconteceu que o suor dele se tornou como gotas de sangue caindo sobre a terra.

O que ocorreu com Cristo aqui é o que a medicina chama de Hematidrose, que é um sangramento que ocorre quanto pequenos vasos sanguíneos se rompem devido a um profundo estresse

Apesar de toda a aflição Ele foi até o fim, ele já havia tido:

Jo.12:27 - Agora a minha alma está angustiada, e o que direi? "Pai, salva-me desta hora"? Não, pois foi precisamente com este propósito que eu vim para esta hora.

Portando aquele que como verdadeiro homem experimentou toda a aflição possível, pode dizer para nós : NÃO PERTURBEM O VOSSO CORAÇÃO!

Quantas vezes a aflição no causa medo, um medo tão terrível que nos paralisa impedindo nosso avanço?

 

Diante de um trauma.

Em Mt.14:22-32, encontramos o relato de quando Jesus andou sobre as águas, e os discípulos assustaram pensando que fosse um fantasma, Pedro então pede que ele também andasse sobre as águas indo até Jesus. No versículo 29 diz que Pedro andou sobre as águas e foi até Jesus. Ele está ao lado de Jesus, parado sobre as águas, todavia ao sentir a força do vento, ele tem medo e começa a afundar. Será que Pedro não tinha algum trauma, e a força do vento foi o gatilho para o trauma vir à tona? Será que ele não trazia um trauma de alguma coisa que lhe aconteceu durante a sua vida de pescador? Um afogamento? Uma destruição do seu barco pela força do vento? O que é mais difícil, andar sobre as águas ou enfrentar o vento? Então penso eu que algum trauma que Pedro trazia dentro de si, o fez afundar, apesar de já ter andado sobre as águas e estar perto de Jesus.

Diante de uma responsabilidade.

A pessoas que falam bem, tem uma boa desenvoltura até que ficam diante de uma responsabilidade. Diante de alguma responsabilidade que a eles é confiada, ele simplesmente paralisa, não consegue desenvolver o que a ele foi confiada. A aflição e o medo tomam conta.

Podemos ver isso em Josué, que com a morte de Moises se tornava o sucessor natural deste grande homem de Deus. Josué está com medo, então Deus fala com Josué:

Js.1:9 - Não foi isso que eu ordenei? Seja forte e corajoso! Não tenha medo, nem: fique assustado, porque o Senhor, seu Deus, estará com você por onde quer que você andar.

Por outras duas vezes, versículos 6 e 7, o Senhor lhe ordenara ser forte e corajoso, e agora no versículo 9 o Senhor lhe diz para não ter medo.

Uma responsabilidade ou um compromisso inesperado pode trazer uma aflição que provoca medo e nos paralisa.

Diante do medo de perder a família.

Em At.16:11-31, encontramos o relato da prisão de Paulo e Silas por ter causo prejuízos aos senhores de uma mulher possuída de espirito de adivinhação, de quem Paulo tinha expulso os espíritos que lhe davam poder para adivinhar. Na prisão, próxima a meia noite, enquanto Paulo e Silas oravam e cantavam, um terremoto quebrou as cadeias que os prendiam e abriram-se as portas. O carcereiro que morava com seus familiares dentro das muralharas da prisão, ao ver as portas abertas, pensando que os presos haviam fugidos, ele saca da espada para se matar, pelo que Paulo diz para ele não fazer isso pois nenhum preso havia fugido. Porque ele quis se matar? Dentro do contexto da época, se ficasse mostrado que os presos fugiram de uma prisão sem o esforço necessário por parte do carcereiro para os impedir, não apenas o carcereiro seria morto, mas também sua família. Ao se matar, ele estaria mostrando as autoridades superiores que ele havia tentado de tudo para os impedir, logo sua família não seria exterminada.

O medo de perder a família, por algum motivo, tem causado aflição e angustia para muitos. O medo da humilhação da família, do nome jogado na lama, tem feito muitos tirarem a própria vida, mas diante disso, a palavra do Senhor é: crê no Senhor Jesus, e será salvo tu e tua casa!

Diante das adversidades da vida.

Nós nunca nos preparamos para o dia mau! Normalmente somos pegos de surpresa pelas adversidades da vida, o que nos causa profundo sofrimento.

De modo ilustrativo, quando penso na viagem de Paulo, preso indo para Roma, vejo estas adversidades que nos pegam de surpresa. O piloto do navio achava que tudo estava bem, fariam uma viagem tranquila, sem sobressaltos, mas ventos começaram a soprar, tempestades ameaçam afundar o navio e o desespero invadiu os corações, todos pensando que iam morrer, até que o anjo de Deus esteve com Paulo e lhe disse: Não temas!

Diante das adversidades da vida, aquele que experimentou intensa agonia na sua vida terrena pode nos dizer: Não Temas!

Ele mesmo disse que neste mundo teríamos aflição, mas era para termos bom animo, pois ele tinha vencido o mundo. A sua vitória é a garantia da nossa vitória! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário