quinta-feira, 30 de junho de 2011

APRENDENDO COM A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES. PARTE III

QUARTA LIÇÃO: DEUS NÃO NOS DESPEDE VAZIOS.
   Mateus diz que os discípulos falaram a Jesus “o lugar é deserto e vai adiantada a hora; despede, pois, as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer” (14.15), Marcos acrescenta “passando pelos campos ao redor e pelas aldeias, comprem para si o que comer” (6.36), Lucas também tem o que acrescentar ao narrar o que os discípulos falaram a Jesus “despede a multidão, para que indo as aldeias e campos circunvizinhos se hospedem e achem alimentos; pois estamos aqui em lugar deserto” (9.12). Todos os discípulos estão fugindo da responsabilidade de alimentar a multidão. A visão de João do episodio é mais interessante, ele informa que “Felipe (disse): não lhes bastariam duzentos denarios de pão, para receber cada um o seu pedaço”. Duzentos denarios equivalem a duzentos dias de trabalho, ou seja, mais da metade de um ano de um trabalhador judeu; não era pouca coisa, era muito dinheiro.
   São interessante as desculpas que damos para fugirmos da responsabilidade de ajudar alguém, os discípulos falaram de aldeias, campos, hospedagem e até de valor monetário, tudo para não ter que alimentar a multidão. Mais para todos que vieram falar para Jesus despedir a multidão, ele respondeu: “dai-lhe vos mesmos o que comer” (Mt. 14.16; Mc. 6.37; Lc. 9.13).
   O salmista diz que Deus “dá pão aos que tem fome” (Sl. 146.7b) e diante da multidão estava àquele que diz “eu sou o pão da vida” (Jo. 6.48), como poderia ele despedir a multidão com fome?
   Vejamos a diferença entre a forma de o homem agir e a forma de Deus. Vamos analisar rapidamente como Abraão agio com uma mulher necessitada.
   Após o nascimento de Isaque, Sara disse a Abraão “rejeita essa escrava e seu filho” (Gn. 21.10), pois ela não queria que Ismael fosse herdeiro junto com Isaque das promessas de Deus na vida de Abraão. Deus permite a Abraão despedir Hagar e Ismael, pois Ele diz “também do filho da serva farei uma grande nação” (Gn. 21.13), então “levantou-se, pois, Abraão de madrugada, tomou pão e um odre de agua, pô-los ás costas de Hagar, deu-lhe o menino, e a despediu. Ela saiu, andando errante pelo deserto de Berseba” (Gn. 21.14).
   Nota que Abraão era um dos homens mais rico de sua época, todavia ao despedir Hagar, ele dá apenas um pão e um odre de agua! Que vergonha! Que mão de vaca! Um verdadeiro Tio Patinhas!
   Agora, nota Deus: “Então Jesus tomou os pães e, tendo dado graças, distribuiu-os entre eles; e também igualmente os peixes, quanto queriam, e quando já estavam fartos...” (Jo. 6.11,12), repare as frases, “quanto queriam e estavam fartos”, Jesus não despede ninguém com fome, enquanto os discípulos queriam que ele despedisse a multidão com fome, ele deu o quanto eles queriam e só mandou recolher a sobra depois que todos estavam fartos.
   Este é o Deus que nos servimos que supre todas as nossas necessidades, e que  jamais nos despedira vazios “mas, como esta escrito: Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam” (ICor. 2.9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário